Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Monday, August 14, 2006


A Google nunca cessa de trazer ferramentas úteis e interessantes, além de extremamente divertidas. Parece que eles sabem o que os professores querem!

Acabo de ficar conhecendo outra ferramenta deles que é o sonho dos professores de Economia, Geografia e outras ciências sociais. Chama-se Gapminder (http://tools.google.com/gapminder), e basicamente é uma ferramenta que permite visualizar dados estatísticos sobre diversas variáveis mundiais, país a país. Por exemplo, se você quiser ver como anda a taxa de natalidade em relação à renda per capita no mundo, pode usar essa ferramenta. Você pode escolher o continente, o país específico, os anos que deseja ver o processo evolutivo dessas variáveis... enfim, ver as tendências e o crescimento e desenvolvimento daquele país. Pode comparar países, e tudo de maneira muito fácil e intuitiva.

No gráfico cada país aparece de acordo com a cor (cada continente tem uma cor) e com o tamanho da bola que o representa (a bola é proporcional à sua população). Você escolhe que variáveis quer ver nos eixos X e Y, e se quer ver progressão linear ou logarítmica.

Outro site, o http://www.gapminder.org, pegou essa ferramenta e já está criando algumas lições em cima dos dados. Tem muito material gratuito que pode ser baixado e usado em aulas, projetos, debates, ilustrações... Enfim, uma ótima junção do que a multimídia tem a oferecer. Vale a pena conferir.

Esse site mostra bem outra tendência da internet, que é a de oferecer vários serviços a partir de um mesmo site. Alguém pega ferramentas que se complementam e junta tudo para formar o seu conteúdo completo. Provavelmente começaremos a observar cada vez mais sites desse tipo. E como eu já disse antes, continuem de olho na Google. Parece que eles estão criando novas tendências e empurrando as fronteiras do que é possível diariamente!

Uma amiga minha, professora de geografia, me falou hoje que tem até cientistas já usando as ferramentas da Google (Google Earth e Google Maps) para fazer estudos. É muito bom saber que nossas crianças têm acesso ao mesmo tipo de informação e já podem trabalhar com dados reais, não ficando limitadas a simulações e modelos do mundo real enquanto estudam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home