Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Monday, August 07, 2006



Voltando a falar do OLPC (projeto do Laptop $100), existe um software que ilustra bem a visão pedagógica do projeto.

Eu tive oportunidade de conhecer este software em um workshop que a Fundação Bradesco promoveu em parceria com o grupo do MIT que está desenvolvendo este software. Tive a felicidade e o privilégio de fazer o workshop com o Mitchel Resnick e o Leo Burd, que vieram especialmente para o evento.

O nome do software é Scratch e é bem baseado nos mesmos princípios nos quais foi criado o Logo com o trabalho do Seymour Papert. A idéia é dar às crianças ferramentas para aprender a pensar. Ao ensinar o computador a fazer coisas, eles mesmos começam a aprender como eles aprendem também. Quando a criança usa o Scratch, ela tem ferramentas fáceis de usar e que podem ser testadas na hora.

O Scratch é escrito em Squeak e estará logo totalmente disponível sem custo algum. Qualquer um pode instalar e usar. Eu já mostrei esse software para o pessoal do Cidade Aprendiz, e eles rapidamente aprenderam a usar e começarão a usar com os alunos de vídeo e multimídia para eles ampliarem o que estão produzindo.

Do lado esquerdo da tela observamos "comandos" de programação que podem ser arrastados para a coluna do meio, e "encaixados" em seqüência para tentar fazer o objeto sendo programado fazer o que a criança quer que ele faça. Ele tem comandos de movimento, forma, ações, etc. Está tudo categorizado pelo tipo de comando, e, para facilitar, cada tipo tem uma cor. Assim a criança aprende a usar rápida e facilmente.

Do lado direito é o palco onde as ações programadas já aparecem. A criança já pode testar suas idéias na hora, e ir modificando-as de acordo com as necessidades. Ela aprende com seus erros e aprende o valor de errar para tentar chegar ao resultado. Um sucesso vem depois de muitos fracassos. O importante é não desistir. Valores legais para uma criança aprender, não?

Outra coisa que gosto muito desse software é que ele junta a parte de programação, exata, com a parte humana da arte. Não é mais uma aula de robótica. Eles estão tentando atrair tanto meninas como meninos. E por isso o que é programado pode tanto ser um objeto mecânico tradicional, como fotos próprias, desenhos, qualquer coisa.

Eu mesma aprendi a fazer uma foto minha dançar. Consegui rebolar melhor no Scratch do que jamais consegui de verdade. :-) Isso é outra coisa boa. É muito divertido, motivante. A gente quer acertar o programa para ele fazer exatamente o que imaginamos. E com isso, ficamos facilmente horas a fio acertando um detalhe aqui, outro ali. As crianças que já usaram adoraram! Você pode criar histórias, jogos interativos, até contar pontos! Pode criar videoclips, quadros que mexem (quem viu Harry Potter sabe o que é isso), enfim, não há limites para a imaginação.

Eu gosto de acompanhar o trabalho do MIT por que eles se preocupam muito com o avanço da educação sem necessariamente incluir o lado do lucro. Tanto é que eles foram a primeira grande universidade a ter a ousadia de disponibilizar todo o seu material dos cursos livremente na web, para quem quisesse acessar. Eles acreditam tanto em si, que acham que não é isso que faz o diferencial deles. São seus professores. E sabem de uma coisa? Eles estavam certos! Por mais que eu tenha acessado o material dos cursos, não é a mesma coisa que fazer os cursos. Mas pelo menos, já que não posso fazer o curso, já aproveitei muitos recursos fantásticos que eles têm.

Esse projeto, chamado Open Course Ware, já tem até versão em português. Ilustra muito bem a mentalidade que eu gosto de que a educação não é para lucro, e sim para construir uma sociedade melhor. É bom ver que isso pode e está acontecendo.

1 Comments:

  • At 9:57 AM, Blogger Mário Serra said…

    Olá,
    Embora não exista uma versão do Scratch para linux, é possível utilizá-lo se vc tiver o squeak instalado no computador.
    Basta digitar no console o seguinte comando:
    "squeak scratch.image"
    estando no diretório do scratch.

     

Post a Comment

<< Home