Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Monday, July 31, 2006



Os grandes especialistas em uso de novas tecnologias, como o Pierre Lévy, sempre alertam para a importância de ficarmos de olho nas tendências, não nas tecnologias em si.

E uma tendência que está crescendo a cada dia é a tecnologia da colaboração. Espaços compartilhados onde várias pessoas podem ser autoras do mesmo documento. O exemplo mais bem sucedido é a wikipedia. É hoje uma referência internacional, uma enciclopédia construída por qualquer um, mas que conseguiu manter sua confiabilidade apelando para a co-edição, e com a ajuda de especialistas das áreas. Tudo na base de trabalho voluntário, pelo gosto de ver o esforço dar certo. Muito depende do código de ética de quem participa para garantir a manutenção da qualidade.

Além de colaborativo, o espaço é extremamente dinâmico. Se alguma informação ficar ultrapassada, pode rapidamente ser atualizada. Se passar algum erro, outro autor que pegar esse erro pode rapidamente corrigi-lo. E com isso, todos saem ganhando pois virou um material riquíssimo de consulta.

É dessa maneira que nossas crianças terão que aprender a trabalhar. Terão que aprender o que é colaborar, ser autor, ser responsável pelo que publica. Hoje existem blogs, wikis, softwares colaborativos, espaços compartilhados. A parte técnica é fácil e as crianças já fazem isso até pelo celular. Adoram escrever para amigos e compartilhar suas idéias. Eu acho que o nosso maior trabalho é ensiná-las a fazer isso de maneira responsável. Passar valores e princípios éticos para que cresçam como cidadãos virtuais tão responsáveis como queremos que sejam no mundo real.

Imaginou como seria o nosso mundo se todos aprenderem a compartilhar e contribuir o seu conhecimento e suas idéias livremente e de maneira produtiva e ética? O momento é agora de tomarmos as rédias e ensinarmos as nossas crianças e jovens a usarem bem esses espaços, criando assim uma cultura que trará muito progresso.

2 Comments:

  • At 12:17 AM, Anonymous Anonymous said…

    Vou virar "freguesa" do seu blog!
    adorei o texto, e aproveito o tema pra compartilhar uma descoberta: boa surpresa na área, e voltado para o público adolescente, o livro "ética para o meu filho", do Fernando Savater, é ajudante valioso, experimente! um abraço, Patrícia

     
  • At 12:11 PM, Anonymous Anonymous said…

    Adorei o seu espaço... aqui, com certeza vale apena ser visitante assíduo... Parebéns
    Gilmara

     

Post a Comment

<< Home