Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Saturday, July 15, 2006

Falando no OLPC, o mais legal desse projeto é que a idéia é provocar mudanças em como a educação é feita, o processo de aprendizagem. Baseado nos ideais de Seymour Papert, o projeto é fortemente baseado nos ideais construcionistas, onde a criança ganha ferramentas que permitam que ela aprenda a aprender. Ela faz atividades que mostram para ela como ela pensa, como ela aprende. Ao criar programinhas e joguinhos, ela vai vendo o próprio raciocínio, aprende com os próprios erros. Ela cria hipóteses, testa, reavalia, testa de novo, e assim por diante. (Como bióloga, eu adoro ver o bom uso da metodologia científica).
Ao entregar um computador para cada criança, ela não fica mais dependendo só da escola para aprender. Qualquer lugar se torna um lugar para aprender, ela pode buscar informações, criar materiais, responder perguntas que talvez outros de sua comunidade carente não tenham condições de responder.
E com a educação melhorando, principalmente nessas comunidades carentes, teremos mais pessoas capazes de tomar decisões melhores. Eu acho que essa é a única esperança para mudar o que estamos vendo hoje, nesse país tão desesperançado. Temos que acreditar que as coisas podem e vão mudar, e o caminho está na melhoria da educação.
Você pode pensar, mas não tinha lugar melhor para gastar tanto dinheiro? Laptop é prioridade com tanta criança passando fome? Eu acredito que é um investimento ótimo sim, pois vai provocar mudanças em larga escala e tem um efeito de permanência e sistematização que nenhum outro investimento pode trazer tão rapidamente. Temos que começar em algum lugar. Por que não por aqui?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home