Tecnologia e Criança

Blog sobre novas tecnologias e o seu impacto ao lidarmos com nossas crianças, tanto como pais quanto como professores.

Monday, July 10, 2006


Acabei de voltar de um congresso chamado NECC (National Educational Computing Conference), em San Diego na California. É um congresso anual sobre tecnologia nas escolas, e é muito interessante pois é para professores do ensino fundamental e médio, e é uma troca de experiências entre professores, alunos e consultores nesse nível de educação.
Diferente dos outros congressos acadêmicos, primariamente voltados para o nível universitário, aqui as palestras são bem práticas, com idéias para uso imediato em sala de aula. As exposições também mostram novas idéias, novos usos de antigos softwares, novos softwares sendo desenvolvidos, e por aí afora.
Eu acompanhei mais o que estava acontecendo na área de uso de blogs, wikis, podcasts e tudo que tem a ver com a chamada Web 2.0 e o famoso RSS (really simple syndication). Esse protocolo está permitindo que as pessoas se inscrevam ao site de outros, seja para um blog de seu interesse, seja para acompanhar um podcast sobre certo tema. E automaticamente o site te avisa quando tem novidade. Essa é a tendência da tecnologia. Ela começa a automatizar o acesso às informações, e te ajudar a gerenciar essa sobrecarga a qual estamos submetidos diariamente. É um conceito muito interessante e bem prático, e algo que as crianças de hoje crescem acreditando que foi sempre assim, sem nem imaginar tudo que tem por trás. Eles acham muito natural o computador levá-los para assuntos de seu interesse, aprender algo sobre seus gostos e preferências e já oferecer idéias para eles, baseado na análise de seus perfis.
Esse é o fantástico mundo novo.
E está ficando cada vez mais acessível, graças ao projeto do OLPC (One Laptop per Child), liderado pelo renomado Nicholas Negroponte. Mas isso é assunto para outro blog! :-)

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home