Estou neste momento explorando o mundo dos podcasts. É a ferramenta do momento.
Foi um dos tópicos mais quentes da conferência na Califórnia (NECC), e é mais uma ferramenta que poderá permitir às crianças acesso tanto a informações, jogos educacionais, fatos interessantes, projetos globais quanto a poderem ser autores, criarem seus próprios programas de rádio para um público autêntico.
Quem baixar o iTunes do site da Apple (www.apple.com) pode entrar no Music Store e procurar podcasts. Tem muitos shows gratuitos. Eu pessoalmente acabo de me inscrever em assuntos de tecnologia (tema Technology), com especialistas que falam sobre as últimas tecnologias e como estão sendo usadas nas escolas e por crianças, como podcasts com projetos educacionais (tema Education), muitos inclusive na área de línguas estrangeiras. O fator limitante por enquanto é que esses podcasts estão em inglês. Mas acho que isso é um desafio para nós. Está na hora de nós criarmos os nossos shows em português.
Tem muitas idéias legais de projetos para podcasts. E a tecnologia é simples de usar. Tem softwares gratuitos disponíveis para publicarmos podcasts. Aí fica a critério da escola se prefere que os professores criem os shows, ou se permitem que os alunos tenham mais essa alternativa de se tornarem produtores. A idéia é muito legal, pois o aluno tem que planejar muito bem para poder produzir um show. Com isso ele adquire uma série de habilidades interessantes.
Só para dar uma idéia, um professor de geografia criou um podcast com dicas de onde ele está, e as escolas participam fazem o mesmo. Se você consegue adivinhar onde a escola se localiza, seja por relevo, clima, marcos, latitude e longitude, etc, a escola te manda um cartão postal. É um projeto global.
Você pode também pensar em colocar material de revisão online, pois o podcast permite audio junto com imagem, e até vídeo. Aí o aluno pode baixar o arquivo e ver em seu iPod.
Idéias é que não faltam. O interessante é tentar deixar a atividade divertida para motivar o aluno a buscar mais. Isso para os menorzinhos. Para os maiorzinhos, eles já perceberão o valor de uma boa revisão quando estiverem preocupados com o vestibular.
Com essa tecnologia RSS, uma vez inscrito em um programa, o próprio computador ou iPod baixa novos episódios quando esses se tornam disponíveis. O usuário não tem que ficar se preocupando em ir atrás do que é novo. Ele fica atualizado automaticamente.
Estou ficando muito entusiasmada com essa nova tecnologia. É gratuita, fácil de usar, e com muito potencial! Fiquem de olho nela!
1 Comments:
At 12:03 PM, Gládis Leal dos Santos said…
Olá Cristiana,
Falando em podcsat na escola, deixo aqui o link da nossa rádio Web.
http://caicmariano.podomatic.com
Aguardo sua visita e comentário aos alunos
Abraços
Prof. Gládis
Coord. Informática Pedagógica
Joinville, SC
Post a Comment
<< Home