Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Thursday, July 20, 2006

Sem querer mudar drasticamente de assunto, eu tenho que compartilhar uma experiência muito legal que demonstra bem como está ficando a nossa relação com a tecnologia, o que para nós adultos é novidade e para nossas crianças é seu dia a dia. A conectividade é uma coisa impressionante.

Essa é a foto de meu novo telefone celular. Meu marido comprou para mim nos Estados Unidos há uns 3 meses. Ele comprou na internet, em um site que mostra todas as lojas que vendem um produto e você pode comparar os preços e mandar buscar o que você achar melhor. Como um bom site da Web 2.0, os compradores colocam "reviews" onde classificam a qualidade de serviço da loja, e você pode ver o grau de confiabilidade do lugar onde você escolhe comprar. O próprio site junta vários serviços para você, como acontece com o site da Amazon (www.amazon.com).

Esse aparelho é fantástico. Eu já tive agendas eletrônicas, mas nenhuma conectada nem à internet, nem à telefone celular. Como faz diferença. Para vocês terem uma idéia de como isso pode ser útil - levei só esse aparelho ao congresso que fui agora. Lá eu pude ler meus emails nesse aparelho pois ele conecta via rede Wi-Fi. Eu podia fazer chamadas usando o chip GSM (era só trocar o chip que tenho da Tim por um chip que temos da Cingular lá). Eu podia ouvir as coisas via meu fone de ouvido blue tooth.

Com esse aparelho, aproveitei para gravar as palestras que gostei. E a qualidade de som foi muito boa. Agora posso aproveitar os meus blogs para colocar as palestras no ar e compartilhar com quem se interessar. E se alguém quiser, graças ao RSS, pode ficar sabendo toda vez que eu colocar mais uma palestra. Basta ele se "inscrever" (subscribe) no meu blog. No caso, coloquei no meu outro blog em http://cmattos.multiply.com.

Ainda posso ver documentos Word, Excel, PowerPoint, PDF... enfim, tudo que posso fazer em um computador. Eu podia baixar na hora as apresentações dos palestrantes do site do congresso, na hora em que eles falavam.

E essa tecnologia toda custou apenas $270,00! A tendência é ficar cada vez mais barata! Imaginou que daqui a pouco os nossos alunos estarão usando esses aparelhos ou até outros que vão fazer muito mais? Não vou dizer que a tecnologia está completamente perfeita ainda. Tem falhas. Mas o mundo mudou muito! O jeito de assistir aulas vai mudar muito! Quando prepararmos uma aula agora, precisamos já pensar em fornecer material para esses alunos conectados também! Temos que aproveitar que eles tem tanto acesso, e fornecer conteúdos bons em formatos compatíveis.

É... já não se fazem mais crianças como antigamente... :-)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home