Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Tuesday, June 27, 2006


Eu já vi muitos autores diferentes falando sobre como a tecnologia afeta a criança. Há aqueles que são totalmente contra o uso da tecnologia antes que a criança atinja a idade de poder formalizar pensamentos concretos (como o Prof. Valdemar Setzer da USP), outros estudam as alterações psicológicas que a vivência virtual pode trazer, principalmente para as mentes em formação (como a pesquisadora Sherry Turkle do MIT), e outros ainda que alertam para os perigos do uso de tecnologia na criança pequena (como os autores Jane Healy e Larry Cuban, dos Estados Unidos).

Outros já acham que essa tecnologia está tornando as crianças mais inteligentes, com o desenvolvimento do raciocínio lógico aguçado pelos jogos (como o autor Dan Tapscott, que escreveu o livro Growing Up Digital).

Como eu trabalho com crianças de 10 anos para cima, fico interessada em discutir boas práticas de uso de tecnologia nas escolas e ambientes educacionais, ou mesmo em casa, com crianças menores.

Eu pessoalmente sou a favor do uso de novas tecnologias (jogos no computador, celular, playstation), desde que com moderação e equilibrado com outras atividades para ajudar o desenvolvimento motor fino e grosso.

Outra preocupação é com a segurança das crianças também, que muitas vezes são predadas se deixadas sozinhas na rede. Como pais e professores devem agir?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home