Tecnologia e Criança

Blog sobre novas tecnologias e o seu impacto ao lidarmos com nossas crianças, tanto como pais quanto como professores.

Monday, March 17, 2008


Os mini-computadores estão chegando!


A Innovation for Learning, empresa baseada em Chicago, já está testando um novo modelo de handheld para crianças - o Teachermate. Não é um PDA, mas sim um computador super simples, mais parecido com os jogos que as crianças tanto adoram, só que com softwares educacionais desenvolvidos por eles mesmos, e testados e avaliados por pesquisadores independentes. O mais impressionante é o custo - apenas US$ 50,00!
A idéia é reforçar a aprendizagem da leitura e da matemática. Ao jogar, a criança está aprendendo sem nem perceber.
A empresa já vem fabricando software educacional há muitos anos, e o maior impecílio para que as escolas os adotassem era o fato de não terem computadores para as crianças usarem. Ou eram máquinas muito velhas, ou eram muito poucas, ou nem funcionavam. Então a Innovation decidiu fazer o aparelho acessível para que seus softwares pudessem ser usados, e aí sim o impacto na aprendizagem pudesse ser medido. Foi juntar a fome com a vontade de comer.
Vai valer a pena continuar acompanhando as pesquisas sendo feitas pelas universidades em cima desse programa. Como eu acabei de falar no meu post anterior, a tendência é simplificar e baratear, tornar a tecnologia realmente acessível e ubíqua. Esse parece ser mais um caminho interessante sendo explorado. E o melhor de tudo é que, com cada iniciativa e novidade, quem vai sair ganhando são as crianças!


0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home