Tecnologia e Criança

Blog sobre novas tecnologias e o seu impacto ao lidarmos com nossas crianças, tanto como pais quanto como professores.

Monday, January 14, 2008


Second Life no Ensino Médio?

Ano passado tivemos uma inundação de reportagens e congressos sobre o Second Life na educação. Chegou a tal ponto que decidimos fazer uma pesquisa com todos os nossos alunos, para saber que tecnologias de Web 2.0 estavam usando, e o que os interessava. Descobrimos que dos 2700 alunos pesquisados, 3% tinham ouvido falar em Second Life, e menos do que isso se interessou de entrar. Pelo visto não é a praia deles. Ao contrário do fenômeno Orkut, que ainda está no top da lista com quase 100% de uso.
Não chegamos a explorar os motivos desse desinteresse. Será que exige muita banda, será que precisa de uma máquina com uma placa de vídeo que nem todos têm? Seja qual for o motivo, se tivesse tido o apelo aos jovens que o Orkut teve, eles teriam dado um jeito de superar esses obstáculos.
É muito interessante observar esses fenômenos sociais na web. Como saber o que vai atrair o jovem ou a criança? Nós educadores temos que estar sempre atentos para perceber essas tendências, e aprendermos a usar as mesmas ferramentas que eles. Assim os nossos filhos e alunos perceberão que não estão nos deixando para trás, mas que podemos falar na mesma linguagem.
Parece que, mesmo que o Second Life não tenha decolado com os jovens, a Disney achou uma fórmula boa para atrair crianças. O Clube dos Pinguins foi o primeiro de vários mundos que a Disney está lançando. Eles oferecem algo que os pais querem - proteção e segurança. É um lugar onde a criança pode conversar com outros, mas dentro de certos limites. Eles têm só certas palavras que podem usar (não tem bate-papo livre), e os pais podem escolher uma série de filtros.
Como educadores, devemos sempre ser cautelosos antes de pular em um "novo barco". Em se tratando de novas ferramentas, precisamos ver se é isso mesmo que vai ajudar nosso público alvo, e que benefícios reais estão sendo trazidos para a aprendizagem. Só por que algo ficou tão divulgado na mídia, não significa que será o melhor para o nosso trabalho.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home