Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Thursday, March 13, 2008

Computação 1:1








A discussão continua aquecida quanto ao uso do modelo 1:1 na sala de aula. Já foi feito um primeiro leilão do governo para ver que computador seria adotado no programa da UCA, e a Intel acabou ganhando com o Classmate. Mas no final, ainda não se chegou a uma decisão definitiva.
O uso de um laptop leve e barato com certeza trará muitos benefícios para os alunos, suas famílias, e até para a comunidade na qual estão inseridos, principalmente em regiões que não têm recursos. Será uma maneira de incluir os isolados da globalização, abrir novos mundos e novas possibilidades para eles.
Agora, outra tecnologia que está entrando espontaneamente na sala de aula são os smartphones (como esse da Apple, e muitos outros já disponíveis). Esses aparelhos trazem toda a conectividade que um jovem poderia desejar! Tem diversão (música, vídeos), conexão (wi-fi ou por telefone), navegação (internet, messenger, etc), e até funciona como telefone! :-) Os aparelhos com Windows Mobile oferecem todos os programas da Microsoft, calendário, lista de tarefas, email, word, pdf, powerpoint... acho que já deu para ver o leque de possibilidades que isso abre.
Já estamos vendo alunos espontaneamente fazendo pesquisas do assunto que o professor está explicando, complementando a aula com dados atuais. Outros alunos já baixam o material do site para o seu smartphone, para poder ir lendo tanto na hora, como depois.
Para o modelo de aula mais expositiva, estes aparelhos são perfeitos complementos. O preço é acessível, e são aparelhos que os jovens já manipulam, tornando sua adoção natural, intuitiva. Uma verdadeira tecnologia ubíqua e transparente (o sonho dos que trabalham com tecnologia educacional).
Claro que tem suas limitações, e vai se encaixar melhor em certos modelos de aula. Essa é a beleza de ter tantas escolhas de tecnologia. Uma complementa a outra, supre o que faltar na outra.
As escolas precisam já ficar atentas a essa nova tecnologia, celulares 3G, PDAs, etc. Os sites das escolas e os materiais digitais oferecidos precisam estar prontos para serem visualizados nas pequenas telas.
Esses aparelhos são mais uma prova de que o futuro já chegou. Estamos preparados?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home