Technology and Children

Blog about new technologies and their impact on education, incorporating a focus on innovation and STEAM.

Friday, October 13, 2006

Faz tempo que eu não escrevo. Acho que todo professor tem a famosa "outubrite", consequência de um 3o bimestre corrido e início de um 4o bimestre estressante. :-) Se alguém mais sente isso, pode falar. Mas, enfim, todos sobrevivemos.
Hoje li no jornal mais uma maravilha da Google, e já andei dando uma explorada (viva a Web 2.0). Agora eles colocaram uma versão inicial de Office na web, onde podem ser compartilhados documentos e planilhas (tipo Word e Excel), onde você não só edita os documentos, como pode publicá-los, compartilhá-los com pessoas de um grupo (todos devem ter conta Google), e assim poder até criar um grupo, por exemplo, de sua classe, e todos trabalharem em suas lições de casa juntos.
Todos os documentos são guardados em um servidor da Google, portanto acho que empresas talvez não usem esta alternativa (afinal, que empresa vai compartilhar em lugares públicos seus documentos confidenciais?). Mas, para escolas que querem achar espaços colaborativos, essa pode ser uma opção interessante, que não exige nenhum investimento e permite começar a fazer projetos imediatamente.
É uma oportunidade para professores usarem ferramentas com as quais seus alunos já lidam com toda tranquilidade para diversão, e canalizar essas atividades para momentos de aprendizagem.
Vale a pena dar uma olhada. Para ver essa ferramenta, visite http://docs.google.com.